Descubra, Prog Rock, Rock Nacional

Descubra: o virtuoso Rock Progressivo e a MPB da Dônica

dônicaUma banda jovem que apresenta uma música madura. Um grupo de jovens adolescentes de notável técnica e habilidade para compor e executar canções que buscam unir a excentricidade do rock progressivo a diversos elementos da MPB. Essa é a banda Dônica, formada por Lucas Nunes (guitarra), Tom Veloso (somente nas composições), André Almeida (bateria), José Ibarra (vocal e teclados) e Miguel Guimarães (baixo).

Um EP e três outras canções são tudo o que podemos ouvir até agora da banda, que lançará ainda nesse ano seu álbum de estreia. Mesmo com essa pequena obra ainda em desenvolvimento, já podemos ter os primeiros contatos com as propostas musicais que os garotos têm a oferecer. E o que têm a oferecer é um riquíssimo rock progressivo construído e moldado com maestria por suas mãos jovens e promissoras.

“Inverno”, “Carrossel” e “Ordem e Progressivo” não fazem parte do EP, mas estão disponíveis na página no Soundcloud há algum tempo. Mas o que têm essas canções de diferente em relação às do EP? Essas três exploram uma musicalidade ainda mais progressiva, dinâmica e densa. Nos dois instrumentais “Inverno” e ‘Ordem e Progressivo” e na carismática “Carrossel”, somos apresentados à vivacidade envolvente do grupo. É um cartão de visitas.

Lançado no ano passado, o EP traz uma proposta de sonoridade mais acessível, descontraída e irreverente. “Macaco no Caiaque” evidencia essa mudança em relação àquilo que ouvimos anteriormente. Em “Bicho Burro” ouvimos uma belíssima composição, que demonstra o potencial absurdo desses rapazes. “Casa 180” reflete as abundantes influências Caetânicas nas composições de Tom Veloso, filho de Caetano, e do tecladista José Ibarra, principais compositores da banda. E logo ao final desse breve trabalho encontramos a interessantíssima “Praga”, onde podemos ouvir, além de um ótimo instrumental, versos que apresentam um esperto jogo de palavras, coisa linda de se ouvir.

Até aqui, Dônica vem mostrando seu potencial e suas inúmeras e diversificadas influências mescladas em sua musicalidade progressiva executada com propriedade e personalidade. Chama a atenção a estupenda habilidade de todos os quatro instrumentistas, além da bela voz de Ibarra. Uma banda recomendada aos fãs do Rock Progressivo, do Clube da Esquina e da MPB. Uma das apostas nacionais para esse ano de 2015.

Anúncios
Padrão

Um comentário sobre “Descubra: o virtuoso Rock Progressivo e a MPB da Dônica

  1. Pingback: Temos que conversar sobre a banda Dônica | O Sessentista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s